Nesta sexta-feira (2), durante o feriado prolongado do 1º de maio, Dia do Trabalho, celebrado na quinta-feira, o paulistano poderá contar com alguns serviços que ficaram fechados na quinta como bancos, mercados municipais e os poupatempos. O serviço de Metrô, trens da CPTM e ônibus também voltam ao normal. Já o atendimento das subprefeituras e as escolas municipais permanecerão fechadas.
Os 33 hospitais e pronto-socorros da prefeitura estarão abertos normalmente, atendendo 24 horas por dia, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), durante todo o feriado prolongado. Atividades culturais diversas estarão disponíveis para quem não viajou.Confira como vai funcionar cada serviço durante o feriado:
Abastecimento
Os mercados municipais de Guaianases, Lapa, Paulistano (Central), Pinheiros, São Miguel, Vila Formosa, Central Leste, do Ipiranga, Penha, Tucuruvi, Pirituba, Santo Amaro e Sapopemba funcionarão normalmente nesta sexta-feira (2), sábado (3) e domingo (4) nos horários habituais.
Lazer
Estarão abertos todos os dias: Centro Cultural São Paulo; Centro Cultural da Juventude; Bibliotecas Municipais, com exceção da Mário de Andrade e da Monteiro Lobato, que só reabrem no sábado. Os teatros municipais também estarão abertos todos os dias, sendo que a bilheteria do Theatro Municipal funcionará das 14h às 17h.
O paulistano também poderá visitar durante o feriado o Monumento à Independência (Capela Imperial), a Casa do Grito, a Casa nº 1, a Casa do Bandeirante, a Casa do Sertanista, a Capela do Morumbi, o Sítio Morrinhos, a Casa do Tatuapé e o Sítio da Ressaca.
Os Clubes da Cidade funcionarão normalmente nesta sexta, sábado e domingo para atividades esportivas e de lazer. Todos os Parques Municipais estarão abertos.
TransportesDurante a sexta-feira e o sábado a circulação de trens da CPTM não será alterada. Já no domingo, obras de manutenção nas linhas 11-Coral e 12-Safira aumentarão o intervalo entre os trens.
O Metrô vai operar normalmente na sexta, sábado e domingo. Na segunda-feira (5), a operação comercial nas linhas 1, 2 e 3 será antecipada devido ao retorno das pessoas à cidade. As linhas 1 e 3 abrirão às 4h, e a linha 2 às 4h30.
EMTU
Na sexta-feira, a frota de ônibus da cidade será equivalente a de dia útil, e no sábado estarão em circulação 60% dos ônibus intermunicipais. No domingo, a frota de ônibus intermunicipal gerenciada pela EMTU na Grande São Paulo funcionará com metade da capacidade.
Educação
Os blocos esportivos e culturais dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) estarão abertos, mas os telecentros dos escolões não funcionarão. As escolas permanecerão fechadas na sexta-feira, conforme o decreto que determinou o ponto facultativo.
BancosSegundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos funcionarão normalmente na sexta em todo o estado. As contas que vencerem no feriado do dia 1º poderão ser pagas na sexta-feira sem multas.
Saúde
Os 33 hospitais e prontos-socorros municipais estarão abertos normalmente, funcionando 24 horas por dia durante todo o feriado prolongado. Os serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) abrem de segunda a sábado, inclusive feriados, das 7h às 19h, exceto os de Parelheiros, Sacomã, Alexandre Zaio, Tatuapé, Campo Limpo, Saboya, Ermelino Matarazzo e Waldomiro de Paula que, assim como os hospitais e prontos-socorros, trabalham em regime de plantão permanente. Já as Unidades Básicas de Saúde (UBS) só voltam a atender na segunda-feira (5).
Subprefeituras
As Praças de Atendimento não funcionarão.
Poupatempo
Os postos fixos e móveis do Poupatempo que não funcionaram na quinta-feira (1º), voltarão ao horário normal nesta sexta-feira.
Fonte: G1