Os três megashows da cantora pop Madonna irão provocar alterações no trânsito da região do Morumbi, na zona sul de São Paulo, a partir da zero hora desta quinta-feira. As apresentações, que acontecem quinta, sábado e domingo no Estádio do Morumbi, devem receber cerca de 70 mil pessoas por dia. As principais mudanças no bairro serão a colocação de cavaletes em algumas das vias na região do estádio (onde o estacionamento já é proibido) e a oferta de 20 ônibus extras nas saídas dos shows, além da criação de sete bolsões de estacionamento para táxis, com capacidade para 3.500 automóveis. Para o estacionamento de veículos serão criadas cinco áreas também nas proximidades do estádio.
O trânsito na região deverá sofrer alterações até a madrugada de segunda-feira, pelo menos por cerca de uma hora após a saída do show de domingo. As apresentações da cantora devem ter início somente a partir das 21h, porém os portões serão abertos ao público às 17h.
Ao todo, 450 agentes – entre homens da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da São Paulo Transportes (SPTrans) – trabalharão na região durante os dias de show. Serão utilizados ainda oito guinchos, 14 viaturas e 12 motos. Os agentes irão bloquear várias vias, montar faixas reversíveis, rotas especiais e também áreas de estacionamento para ônibus fretados.
Para facilitar o encontro do público, serão criados 3 pontos de encontro; Avenida Jacob Salvador Zveibil, em frente ao Shopping Butantã; Avenida Giovanni Gronchi com a Praça Santos Coimbra e também na altura da Rua Santo Américo.
Operação Entrada
As mudanças começam à zero hora de quinta, com a colocação de cavaletes nas vias localizadas no entorno do estádio onde já há proibição de estacionamento, para garantir maior fluidez no trânsito. Às 13h terá início a operação entrada, para facilitar a chegada do público. A partir das 17h serão ativadas duas faixas reversíveis, na Rua Engenheiro Oscar Americano, entre a Rua Icaro Sydow e a Avenida Morumbi, e na Avenida Morumbi, da Rua Dr. Bruno Rangel Pestana até a Avenida Dr. Alberto Penteado. As mesmas mudanças devem ocorrer tanto no sábado quanto no domingo.
Operação Saída
A previsão é que a operação saída comece às 22h30m, mas o horário depende do atraso ou não do show. Durante 40 minutos após a apresentação, a prioridade será a saída do público do estádio, segundo a CET. Haverá bloqueios de algumas vias e inversão de mão em outras, entre elas a Avenida Jorge João Saad, da Avenida Francisco Morato e a Praça Roberto Gomes Pedrosa (sentido Francisco Morato), e Avenida Giovanni Gronchi, cuja inversão no sentido centro acontece entre a Praça Roberto Gomes Pedrosa e a Avenida Morumbi. No sentido bairro, a Giovanni Gronchi terá mão invertida da Praça Roberto Gomes Pedrosa até a Praça Santo Américo.