O Morumbi Shopping, na zona sul da capital, adotou uma estatégia diferente contra a onda de assaltos aos centros comerciais: uma base elevada móvel, blindada e com capacidade para subir até sete metros. O equipamento passou a ser utilizado depois de um assalto a uma joalheria do estabelecimento em 7 de fevereiro. Com isso, seguranças têm visão panorâmica de quem acessa o centro comercial e até das imediações.
O equipamento está instalado na Avenida Doutor Chucri Zaidan, lateral do centro de compras, exatamente por onde parte do bando fugiu após o assalto.
Essa mesma ferramenta também está sendo testada pela Polícia Militar de São Paulo. A base já foi utilizada em pelo menos três grandes eventos monitorados pela corporação, como a árvore de Natal do Ibirapuera, o réveillon na Avenida Paulista e a posse do atual governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB).
Para a PM, a experiência foi bem sucedida e até o fim deste ano serão feitos novos testes. Os locais não foram divulgados.
Procurada duas vezes pela reportagem, a assessoria de imprensa informou por e-mail que “o MorumbiShopping não se pronuncia sobre essa questão, justamente porque a segurança do shopping é uma questão muito estratégica”.
O MorumbiShopping enfrentou três assaltos desde outubro do ano passado quando um casal foi preso logo após assaltar a joalheria Montblanc.
Em fevereiro, foi a vez da Dryzun, no piso térreo, ser atacada. Dois homens foram presos acusados do roubo. Seis dias depois, o posto de atendimento da Live Pass foi roubado. A bilheteria localiza-se no estacionamento. Foram levados R$ 100 mil.
Fonte: Jornal da Tarde