A linha-17 Ouro de trem em São Paulo recebeu nesta quarta-feira (8) licença ambiental prévia do Cades (Conselho Municipal do Meio Ambiente), segundo divulgou o Metrô por meio de nota.
O ramal, que deve operar em sistema de monotrilho, vai ligar o estádio do Morumbi, na zona sul de SP, ao aeroporto de Congonhas. No total, a linha terá 17,9 km de extensão e 18 estações.
A construção do monotrilho é polêmica. Moradores da região chegaram a obter liminares contra a obra, que seria um “novo Minhocão”. O elevado Costa e Silva, popularmente chamado de Minhocão, provocou a degradação de parte do centro histórico da capital paulista.
Uma audiência pública que aconteceu na manhã desta quarta-feira na Secretaria do Verde e Meio Ambiente para discutir o assunto foi marcada por protestos de moradores da região.
Na semana passada, o Metrô de São Paulo escolheu a proposta do Consórcio Monotrilho Integração como a vencedora da licitação para implantar o sistema de monotrilho para a linha 17-Ouro.
O consórcio é formado por Scomi, Andrade Gutierrez, CR Almeida e Montagens e Projetos Especiais. Segundo a Scomi, a construção começará no próximo mês e deve levar 42 meses para ser completada.
Fonte: R7