Com o objetivo de atender à população em no máximo 30 minutos e liberar, para o retorno ao patrulhamento, o mais rápido possível, policiais militares que registram prisão em flagrante, quatro delegacias da capital paulista – da Vila Carrão (31º DP), São Mateus (49º DP), Vila Jacuí (63º DP), na zona leste, e Água Fria (20º DP), na zona norte – já contam com as chamadas Centrais de Flagrante. A SSP (Secretaria de Segurança Pública) promete, até agosto, entregar mais duas: no bairro Morumbi (89º DP), região sudoeste, e no bairro Vila Leopoldina (91º DP), zona oeste de SP.
A intenção é centralizar o deslocamento das viaturas da PM, com presos em flagrante, para apenas uma delegacia, dependendo da região. Por exemplo: policiais militares que detiverem criminosos em regiões como Jaguaré, Rio Pequeno, Cidade Universitária, Ceagesp, Butantã, e bairros ao redor, na zona oeste, encaminham o flagrante para o 91º Distrito Policial (Vila Leopoldina). Com isso, a população terá um atendimento mais rápido nas demais delegacias da região e, caso queira registrar boletim no distrito policial onde há a Central de Flagrante, nele terá um atendimento separado, sem ter de esperar na fila de casos de flagrante levados pela PM.
O diretor do Decap (Departamento Judiciário de Polícia Civil da Capital), Carlos José Paschoal de Toledo, destacou que, além disso, a Central de Flagrante tem uma característica estratégica. Por ser um ambiente com estrutura carcerária, evita o deslocamento desnecessário de presos.
– O preso chega à Central de Flagrante e é custodiado naquela dependência carcerária até a transferência para unidades prisionais Secretaria da Administração Penitenciária.
SAC
Outra facilidade que já existe nas delegacias da capital é o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), da Polícia Civil, em funcionamento desde a última segunda-feira (4), responsável por receber elogios, sugestões e reclamações 24 horas. O serviço permite que a diretoria do Decap possa intervir, diretamente, no atendimento à população.
Toledo acrescentou que se a pessoa for mal atendida ou houver algum desgaste, o coordenador desse serviço intervirá nesse atendimento. O telefone de contato (3815-5446), o fax (3031-5446) e o endereço eletrônico do serviço ([email protected]) constam em todas as delegacias da capital. Alguns casos terão resposta imediata, como reclamações sobre o tempo de espera nas delegacias.
Fonte: R7