Desde a última quarta-feira (24) a Polícia Militar de São Paulo realiza nas ruas do guia do Morumbi, bairro nobre da Zona Sul de São Paulo, a Operação Colina Verde. Contando com mais de cem homens e um helicóptero, a ação resultou, até as 15h desta sexta-feira (26), em cinco prisões, de acordo com balanço da corporação. Quando teve início, o coronel Theseo Toledo disse que a ação “não tinha data para acabar”.
Nesses três dias, foram feitos dois flagrantes de porte de entorpecente, um de roubo, um de tentativa de roubo e um de estelionato. Para o capitão Claudisdel Gaivota Santos, que participa da Operação Colina Verde, o resultado é positivo. “O objetivo é ostensividade, patrulhamento, não deixar que os crimes aconteçam”, diz.
Crimes em baixa
Apesar das queixas dos moradores do Morumbi, que o site G1 ouviu por dois dias, os índices de criminalidade divulgados pela Secretaria de Segurança Pública nesta quinta-feira (25) mostram queda nos delitos cometidos no bairro.
Segundo a SSP, o número de roubos registrados no 34º Distrito Policial, que atende a área, caiu de 201 em junho para 160 em julho. No mesmo período, os furtos caíram de 228 para 207. Furtos de veículos caíram de 46 para 39.
Os crimes que aumentaram tiveram apenas uma ocorrência a mais em julho, na comparação com junho. São eles: roubo de veículo (39 em junho, contra 40 em julho), tentativa de homicídio (um registro em julho, e nenhum no mês anterior) e um estupro, contra nenhum em junho.
Fonte: G1