Acervo dos Palácios no Morumbi recebe doação de obra de Lasar Segal

O Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo recebe doação de um múltiplo da obra “Maternidade”, um bronze de 1936, com dimensões 45x31x36cm, do artista Lasar Segall, oferecido pela Associação Cultural de Amigos do Museu Lasar Segall e pelo Museu do mesmo nome.

O termo de doação será assinado na segunda-feira, 30, às 20 horas, antes do coquetel de abertura da exposição “Presença japonesa na arte brasileira: da figuração à abstração”.

A Curadora do Acervo, Ana Cristina Carvalho, destaca a importância da doação, que “enriquecerá mais ainda a coleção de obras do governo do Estado”, uma vez que não se possuía nenhuma obra de Segal.

Artistas japoneses e  nipo-brasileiros

A mostra reúne obras de artistas japoneses e nipo-brasileiros consagrados como Yoshiya Takaoka, Tomoo Handa, Yuki Tamaki, Tomie Ohtake, Manabu Mabe, Tikashi Fukushima e outros.

Trabalhos de cerca de 53 artistas, representando diferentes gerações, a partir do final da década de 1920, compõem a mostra que reúne 92 obras de artistas que representam os grupos Seibi, Guanabara e Grupo 15, além de artistas contemporâneos que unem em sua produção influências das duas culturas.



A exposição, que deverá se estender até o 31 de agosto, reúne obras do Acervo Artístico Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC), do Instituto Manabu Mabe.

Entre os destaques da mostra estão as obras “Fome” e “Aliança III” de Manabu Mabe; “Igreja da Liberdade” de Kiyoji Tomioka; pinturas de Tomoo Handa, Massao Okinaka, trabalhos da série “Espaço” de Yutaka Toyota e Cerâmica de Kimi Nii.

Serviço:

Local: Palácio dos Bandeirantes – Avenida Morumbi, 4.500.

Informações: (11) 2193-8282. Agendamento Eletrônico: www.acervo.sp.gov.br (grupos com mais de 10 pessoas)

Período: 1º de julho a 31 de agosto de 2008

Visitas: de Terça a sexta-feira, de hora em hora, das 10h às 17h (grupos de até 10 pessoas).

Sábados, domingos e feriados, de hora em hora, das 11h às 16h (grupos de até 10 pessoas).

Todas as visitas são acompanhadas por educadores.

Entrada franca.

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo





Deixe seu comentário