A Prefeitura de São Paulo divulgou na quarta-feira (4) no Diário Oficial a assinatura do contrato com a construtora Consórcio Panamby para realização das obras e serviços do prolongamento da Avenida Chucri Zaidan até a Avenida João Dias, na Zona Sul de SP.
O projeto prevê a implantação do Complexo Viário Burle Marx de acesso à Avenida Helena Pereira de Moraes, através de ponte sobre o Rio Pinheiros. A obra está orçada em R$ 324,5 milhões e deve ser realizada em 24 meses a partir da primeira ordem de serviço. A SP Obras informa que aguarda o licenciamento ambiental para dar início à obra.
O prolongamento da avenida Chucri Zaidan terá extensão total de 3,42 km, incluindo abertura de via, adequações de trechos existentes e a implantação de um trecho de vias sobrepostas, que contará com aproximadamente um quilômetro.
A ponte sobre o Rio Pinheiros terá duas pistas, que atenderão aos dois sentidos, conectando o bairro do Morumbi ao Jardim Santo Antônio. O projeto da ponte teve como diretriz respeitar os limites do Parque Burle Marx, sem que fossem atingidos ou comprometidos sua vegetação e acessos, com implantação envolvendo apenas áreas particulares.
De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental da obra, o prolongamento da avenida Doutor Chucri Zaidan contempla um trecho com vias sobrepostas entre as ruas Rua Alexandre Dumas e Praça Embaixador Ciro Freitas Vale. Neste trecho a via inferior, em túnel, receberá o tráfego expresso, de passagem, enquanto a via em superfície receberá o tráfego local e o sistema de transporte público.
Alteração em 2011
A lei 15.416, sancionada em julho de 2011, que modifica parcialmente as obras previstas na lei 13.260, de 2001, que instituiu a Operação Urbana Água Espraiada, prevê prolongamento da Avenida Dr. Chucri Zaidan até a Rua da Paz; alargamento da Rua José Guerra, entre as ruas da Paz e Fernandes Moreira; alargamento das ruas José Guerra e Professor Manoelito de Ornelas, entre a Rua Fernandes Moreira e a Avenida Alfredo Egídio de Souza Aranha; alargamento da Rua Luís Seraphico Júnior, desde a Praça Embaixador Ciro de Freitas Vale até a Avenida Professor Alceu Maynard Araújo; abertura de via entre a Avenida Professor Alceu Maynard Araújo e a Rua Ferreira do Alentejo; alargamento da Rua Laguna, desde a Rua Ferreira do Alentejo até a Avenida João Dias; execução de túnel sob a Rua José Guerra, no trecho entre as proximidades das ruas Antonio das Chagas e Dr. Aramis Ataíde; e execução de ponte entre as Pontes do Morumbi e João Dias bem como sua ligação viária até o prolongamento da Avenida Dr Chucri Zaidan.
Fonte: G1