As arrecadações para as vítimas das chuvas no Rio de Janeiro no estádio do Morumbi, na Zona Sul de São Paulo, atingiram 180 toneladas nesta segunda-feira (12). Alimentos, roupas e sapatos chegam a todo instante. Uma rede de supermercado recebeu 30 toneladas de doações. A tragédia no Rio desencadeou uma imensa rede de mobilização na internet. E os brasileiros usam as comunidades virtuais para arrecadar doações.
Seja para quem perdeu tudo no estado do Rio, ou em catástrofes como o terremoto no Chile e o que matou milhares de pessoas no Haiti, a ajuda voluntária sempre aparece. A novidade é que muita gente tem colaborado usando as redes sociais da internet. É só acessar o computador ou até mesmo um telefone celular pra mandar mensagens, dispar e-mails, criar comunidades. É a solidariedade virtual.
Em páginas de relacionamento, mensagens divulgam os pontos de arrecadação e os itens que podem ser doados. Luís Guilherme é moderador de uma comunidade na internet com mais de um milhão de integrantes. Aproveitou o fórum, que normalmente discute futebol, para divulgar a campanha de doação aos moradores do Rio de Janeiro.
A psicóloga Marinete Lourenço explica que há uma gratificação ao ajudar outras pessoas. “À medida que você está ajudando, sente gratificação. Você se sente bem”, afirma.
Fonte: G1