Bandidos que atacam fãs em dias de shows no Estádio do Morumbi, na zona sul, agem em cinco avenidas e em uma praça próximas ao local, segundo a Polícia Militar. O Jornal da Tarde apurou que na área do 34º (Morumbi), entre o sábado e a madrugada de domingo, no dia do show da cantora norte-americana Beyoncé, foram registradas 197 ocorrências, das quais ao menos 80 estavam relacionadas a furtos e roubos durante a apresentação. Os ladrões preferem avenidas como a Giovanni Gronchi e Morumbi (veja no mapa), no entorno do estádio. Há ainda relatos de furtos dentro do Morumbi, em que as vítimas são empurradas (leia ao lado). A Media Mania Comunicação & Imagem, produtora do show de Beyoncé, nega qualquer ocorrência no estádio.
Entre os objetos mais visados se destacam celulares e máquinas fotográficas digitais dos pedestres. Motoristas parados no congestionamento também acabam sendo vítimas, assim como o público que deixa o carro estacionado em ruas escuras e segue a pé para o show. O major da Polícia Militar William Evaristo Venceslau, coordenador de operações do 16º Batalhão (Rio Pequeno), afirma que, em dias de shows, o policiamento acaba sendo mais “complexo”, pois o público chega bem mais cedo ao estádio, até um dia antes para garantir um bom lugar na fila. Isso pode facilitar, segundo ele, o ataque de criminosos a grupos que se formam antes das apresentações.
“A característica do show é bem diferente, por exemplo, dos dias de jogos, quando o público chega duas horas antes e entra no estádio”, afirma. De acordo com o oficial, no primeiro caso, segundo a PM, os crimes mais comuns são o furto e o roubo de carros. Já nos shows, os bandidos atacam mais pedestres e levam seus pertences.
Apesar do número de ocorrências apurado pela reportagem, o oficial afirma que os shows recentes, como o da banda Metallica e da cantora Beyoncé, não causaram transtornos. “A vítima procura o policial ou vai direto para a delegacia fazer o boletim de ocorrência”, diz o major. No último, 300 PMs fizeram a segurança nos arredores do Morumbi.
A presidente do Conselho de Segurança (Conseg) do Morumbi, Júlia Titz de Rezende, afirma que os roubos e furtos antes e após shows são um problema antigo. “Antes de cada show, nos reunimos com a PM e com os produtores, mas é um trabalho para minimizar os problemas”, diz. Segundo ela, nos dias de show, os moradores vizinhos ao estádio não sofrem tanto com a violência. As vítimas, diz ela, são os fãs, geralmente de classe mais alta e com objetos de valor. “Com as torcidas é diferente. Se o time ganha ou perde, eles sempre se manifestam, destroem árvores, depredam carros”, afirma Júlia.
DICAS
Mantenha celular e máquina fotográfica nos bolsos da frente
Evite levar bolsas e mochilas. Se for imprescindível, deixe-as sempre na frente do corpo
Leve dinheiro suficiente para uma refeição. Evite cartões bancários. Se for preciso, pegue só um
O mesmo deve ser feito com os documentos de identificação
Guarde o ingresso em local seguro. Nunca fique com ele na mão
Evite falar cambistas
Desconfie de esbarrões
Procure estacionamentos credenciados
Escolha locais com boa iluminação para caminhar até o estádio
Evite usar celular no caminho
Fonte: Jornal da Tarde