A Capela do Morumbi recebe no dia 11 de junho, às 15h, o artista Maurício Ianês para realizar uma performance que discute a linguagem e o silêncio. A apresentação é resultado de uma parceria com o 15º Cultura Inglesa Festival.
Em paralelo à exposição Um e Outro Silêncio, também de Ianês, em cartaz no Centro Brasileiro Britânico, o trabalho propõe retirar a quietude do espaço durante alguns minutos. Duas pessoas lêem o texto Ohio Impromtu, de Samuel Beckett, reorganizado pelo artista. Uma delas bate com o punho fechado na mesa. O som da batida é captado por microfones e reproduzido por amplificadores instalados no fundo do espaço. As batidas e os ruídos se intensificam até que os artistas se calam, contrapondo o som da fala e dos objetos ao silêncio.
Já, entre os dias 25 de junho e 21 de agosto, a Capela recebe a instalação Arquitetura Paralaxe: Apparatus Lapso Virtual, do carioca Alexander Pilis, que dedica grande parte de seu trabalho à discussão de métodos e conceitos da arquitetura, questionando o modo como ela interfere “na percepção do espaço e do ambiente em que vivemos”.
Na exposição, quatro pequenas câmeras são espalhadas pelos cantos para transmitir imagens em tempo real, em quatro monitores localizados dentro de uma estrutura de vidro posicionada no centro do ambiente expositivo. A partir daí, um jogo de refrações especulares é realizado, reproduzindo o local sob vários pontos de vista e simulando a construção de um espaço arquitetônico fantasmagórico.
Serviço
Performance de Maurício Ianês
Data: 11 de junho
Horário: 15h
Exposição Arquitetura Paralaxe
Abertura: 25 de junho, às 14h
Visitação: 26 de junho a 21 de agosto, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
Informações e agendamento de visitas orientadas pelo e-mail [email protected]
Fonte: Prefeitura de São Paulo