Empreiteira asfalta 20 árvores em nova avenida no Morumbi

Uma empreiteira contratada pela prefeitura asfaltou 20 árvores no meio da avenida Perimetral, que está sendo construída no Morumbi (zona sul de SP) para desafogar o trânsito na avenida Giovanni Gronchi. O custo da obra é de R$ 180 milhões.

A construção é feita pela empreiteira Soabe. Segundo funcionários, a empresa começou a pavimentação há 20 dias e terminou no sábado. Até então, a Soabe esperava a retirada das árvores, que só pode ser autorizada e feita pela prefeitura.

Para isso, a Soabe contratou uma outra empresa, a Proade, que catalogou as árvores e ajudou a empreiteira a obter a licença ambiental, o que inclui a autorização da prefeitura de São Paulo para a retirada das plantas.

Resposta



A Siurb (Secretaria de Infraestrutura Urbana) afirmou que a pasta do Verde e do Meio Ambiente autorizou a retirada das árvores. No entanto, de acordo com a prefeitura, a licença venceu em janeiro deste ano porque “a obra encontrou várias dificuldades” por conta da remoção de famílias. Agora, a autorização está sendo revalidada. Não há prazo para que o serviço seja feito pela prefeitura.

A Siurb nega que o local tenha sido asfaltado. Segundo a pasta, a área recebeu “uma cobertura preparatória” para preservar a terraplanagem. De acordo com a prefeitura, as árvores serão removidas e o espaço deixado por elas será preenchido com pedras e uma manta asfáltica para que toda a avenida seja pavimentada. A operação, afirma, não irá gerar custos a mais para o cofre público.

A reportagem procurou as empresas Soabe e Proade. Ambas preferiram não se manifestar e disseram apenas que o assunto é de responsabilidade da prefeitura.

Fonte: Agora São Paulo





Deixe seu comentário