Uma empreiteira contratada pela prefeitura asfaltou 20 árvores no meio da avenida Perimetral, que está sendo construída no Morumbi (zona sul de SP) para desafogar o trânsito na avenida Giovanni Gronchi. O custo da obra é de R$ 180 milhões.
A construção é feita pela empreiteira Soabe. Segundo funcionários, a empresa começou a pavimentação há 20 dias e terminou no sábado. Até então, a Soabe esperava a retirada das árvores, que só pode ser autorizada e feita pela prefeitura.
Para isso, a Soabe contratou uma outra empresa, a Proade, que catalogou as árvores e ajudou a empreiteira a obter a licença ambiental, o que inclui a autorização da prefeitura de São Paulo para a retirada das plantas.
Resposta
A Siurb (Secretaria de Infraestrutura Urbana) afirmou que a pasta do Verde e do Meio Ambiente autorizou a retirada das árvores. No entanto, de acordo com a prefeitura, a licença venceu em janeiro deste ano porque “a obra encontrou várias dificuldades” por conta da remoção de famílias. Agora, a autorização está sendo revalidada. Não há prazo para que o serviço seja feito pela prefeitura.
A Siurb nega que o local tenha sido asfaltado. Segundo a pasta, a área recebeu “uma cobertura preparatória” para preservar a terraplanagem. De acordo com a prefeitura, as árvores serão removidas e o espaço deixado por elas será preenchido com pedras e uma manta asfáltica para que toda a avenida seja pavimentada. A operação, afirma, não irá gerar custos a mais para o cofre público.
A reportagem procurou as empresas Soabe e Proade. Ambas preferiram não se manifestar e disseram apenas que o assunto é de responsabilidade da prefeitura.
Fonte: Agora São Paulo