No mesmo dia do anúncio oficial do estádio do Corinthians, que será usado na Copa, o governo paulista assinou contrato com a União para a construção do monotrilho, obra até então considerada essencial para a realização do Mundial, já que o trajeto vai passar pelo estádio do Morumbi, excluído da competição em junho pelos organizadores.
Orçada em R$ 2,86 bilhões, a obra terá financiamento de R$ 1,083 do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), por meio do PAC da Mobilidade Urbana (leia mais). Coordenado pelo Ministério das Cidades, o programa foi criado para financiar sistemas de transporte público que conectem aeroportos, hotéis e estádios das cidades-sede da Copa.
Mesmo com a troca de arenas, o governo paulista decidiu manter os investimentos no entorno Morumbi. O bairro de Itaquera, onde ficará o estádio do Corinthians, também terá melhorias em mobilidade urbana, segundo o governo e a prefeitura de São Paulo. No entanto, o montante envolvido e os projetos ainda não foram divulgados.
Segundo o ministro das Cidades, Márcio Fortes, até o momento não houve solicitação para projetos de mobilidade urbana na região de Itaquera.
Monotrilho
O monotrilho integra a linha 17-ouro do metrô, com 21,6 km de linhas e 20 estações. Ligará as linhas 4-amarela à linha 1-azul, passando pela linha 5-lilás e pelo Aeroporto de Congonhas. Também terá integração à estação Morumbi da linha 9 da CPTM.
O financiamento do monotrilho será intermediado pela Caixa Econômica Federal (CEF). O empréstimo terá três anos de carência, amortização em 30 anos e juros anuais de 5,5%, uma das mais baixas do mercado. O governo pretende concluir as obras em 2013.
Fonte: Portal Copa 2014
Sem respostas