O bairro do Morumbi tem sido alvo de constantes atos de violência. Infelizmente o número de B.O´s registrados não condiz com todos os relatos ouvidos e vividos todos os dias no bairro.
Diante disso, um grupo se reuniu no último dia 11, no auditório do CPV, e em concordância com os Conseg´s da região e os Guardiões do Morumbi, decidiu fazer seu primeiro grande ato público, pleiteando pacificamente maior efetivo policial, segurança, iluminação das ruas, uma subprefeitura própria e a instalação de uma base policial fixa dentro da comunidade de Paraisópolis.
O evento intitulado Morumbi Seguro, pretende mobilizar moradores da região, mídia e órgãos públicos e ocorrerá no dia 28 de agosto, às 10:30h, na Praça Vinícius de Moraes (em frente ao Palácio do Governo).
“A participação de todos será fundamental neste ato, que é o primeiro do nosso grupo. Estamos preparados para fazer quantas manifestações forem necessárias até que medidas eficientes sejam tomadas para aumentar de forma efetiva a segurança dos moradores do Morumbi”, afirmou um dos representantes do grupo.
Porta-vozes do grupo afirmam que o objetivo é promover uma manifestação pacífica, porém enérgica o suficiente para que as reivindicações sejam ouvidas pela mídia e pelos órgãos competentes.
É inacreditável que um bairro onde se encontra o pálacio dos Bandeirantes sede do governo de São Paulo tenha tantas ocorrências como vemos e ouvimos todos os dias sobre esta região da cidade.
Só no ladeirão do morumbi neste primeiro semestre tivemos quase 100 ocorrências de assaltos aos automóveis que trasintam neste caminho.
Não acredito que haverá solução p esta situação nesta região e em todo o estado, se não existir uma atuação firme e corajosa da PM, todavia, existem vários representantes da sociedade que trabalham contra uma iniciativa enérgica da policia, nunca votei no Maluf e jamais o farei, mas reconheço que é necessário termos um governante que tenha a coragem de enfrentar todos os políticos, sindicalistas, associações e entidades de Direitos Humanos que trabalham contra a atuação enérgica da PM, como o fez o Sr. Maluf, e colocar a ROTA na rua p atuar p valer. Em 13/06/2011 as 6:02m da manhã, saindo do portão da minha casa p o trabalho, tomei um tiro na cabeça a não mais de 2m de distância, a blindagem do carro funcionou e só por isto estou vivo e aqui faço meu comentário.
Fiz o BO e perícia no automóvel, que não resultou em praticamente nada, mas o BO e muito importante ser feito pq que serve p a area de inteligência da policia traçar estratégias de monitoramento, ronda, etc…
Morei mais de 40 anos na Mooca, bairro anexo a região central e inicio da zona leste, o índice de homicidio lá e zero, existem assaltos sim,mas podia andar pelas ruas pelo menos, me arrenpi ate o último fio de cabelo de ter mudado p a região do morumbi, infelizmente não posso sair do bairro de uma hora p outra, mas planejo sair não só desta região mas como tb sair do País.
Este País tão rico naturalmente, tem um povo que não lhe merece, uma sociedade covarde e medrosa, que não luta pelos seus direitos, alias na sua maioria os desconhecem, e aprendi que o rico, de onde se pensa estar pessoas de boa formação educacional e cultural, capazes portanto de organizar a sociedade p leva-la a um patamar social melhor, e de onde menos vc pode esperar alguma iniciativa neste sentido, pois e egoísta e orgulhoso demais p formar associações e assim cobrar das autoridades mudanças concretas nesta praticamente guerra civil que vemos todos os dias nas ruas de São Paulo, principalmente na Zona Sul.
O Governador tem 70 milhões de reais para colocar em beneficio de construção de estádio de futebol particular, mas paga salário de fome aos policiais. Deveria aplicar este dinheiro no aparelhamento da policia, no aumento do efetivo, e em remuneração mais digna.
Nos moradores do morumbi deveriamos abrir os olhos o quanto antes p este estado de coisas ruins que estão ocorrendo no bairro, e nos organizarmos p cobrarmos energicamente as autoridades soluções de segurança p o local, se continuarmos na letargia e acreditarmos que as coisas por si só se tornarão melhores, veremos uma afeganistão dentro deste bairro.
Infelizmente hoje a lei só está favorecendo os bandidos. Para eles não há penas de morte, pérpétuas, ou qualquer pena considerada desumana, mas para nós, cidadãos de bem, existe pena de morte, que é decretada pelo bandido que vem nos assaltar, ciente ele que terá um monte de benefícios e protetores caso vier a ser preso, isso se permanecer um só dia na cadeia. Essa situação só irá mesmo mudar se formos para a rua protestar e exigir do legislativo mudanças radicais em nossa lei penal, pois, da forma como está essa lei, não há polícia ou judiciário que consigam reverter a situação, pois policiais e juízes estão de mãos atadas, por causa das péssimas leis! As leis atuais não defendem os cidadãos de bem e é isso que precisamos mudar!
E também há hoje um enorme problema que é a indústria da segurança privada, que é muito lucrativa! Ou seja, esse tipo de indústria aumenta seus lucros conforme aumenta a sensação de insegurança dos cidadãos. Assim, além de brigarmos contra as leis penais atuais, precisávamos brigar também para que, talvez, fosse proibida a existência de empresas de segurança privada, pois aí quem sabe os políticos, que não poderiam ter seguranças particulares, teriam que lutar por uma segurança pública de qualidade para terem proteção, o que acabaria atingindo também todos os cidadãos?!