Nova linha do metrô ligará Congonhas ao Estádio do Morumbi

O governo de São Paulo prevê lançar o edital para construção da Linha 17-Ouro do Metrô até novembro. Ela vai ligar o Aeroporto de Congonhas ao Estádio do Morumbi, num traçado de 21,5 quilômetros de extensão, será feita em três etapas e poderá ter verba federal. A primeira fase, de Congonhas à Estação São Judas do Metrô, tem conclusão prevista para dezembro de 2010, já como parte dos investimentos paulistas para a Copa de 2014. “Entre 30 e 60 dias o edital estará nas ruas e o projeto funcional da linha está concluído”, diz o secretário adjunto estadual de Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus Lopez.

Mas não será um metrô convencional. A proposta é fazer um monotrilho suspenso em pilares. As composições terão tração elétrica e sustentação sobre pneus. A pista suspensa deverá ocupar o canteiro central de avenidas como a Jabaquara, Bandeirantes, Washington Luís, Roberto Marinho. Segundo Lopez, a definição pelo monotrilho levou em conta número menor de desapropriações, embora não tenha adiantado o número de imóveis comprometidos.

O custo total do projeto é estimado em R$ 3,3 bilhões. Foi solicitado ao governo federal financiamento de R$ 2,4 bilhões, por meio de recursos do Programa de Aceleração dos Crescimento (PAC) da Mobilidade. “Também haverá participação da Prefeitura de São Paulo na terceira fase das obras, na região do Morumbi”, disse.



Como comparação, a Linha 4-Amarela do Metrô, que entrará em operação em 2010, tem custo de mais de R$ 3 bilhões. Os 12,8 quilômetros de extensão entre a Vila Sônia e a Estação Luz são todos subterrâneos. Na Linha 17-Ouro, as vias e estações deverão ser construídas a uma altura entre 12 e 15 metros. Para segurança dos passageiros, é prevista porta de plataforma em todas as estações. Elas são feitas de vidro e se abrem junto com as dos trens. Completa, a linha deve transportar 230 mil usuários por dia.

A viagem entre o Aeroporto de Congonhas e a Estação São Judas do Metrô vai demorar seis minutos. Essa etapa de 3,8 quilômetros terá duas estações e uma demanda prevista de 18 mil usuários por dia. O trecho 2, São Judas-Estação Morumbi, com interligação na Estação Jabaquara do Metrô, movimentará 100 mil usuários/dia. Essa fase deve começar a operação em 2012 e terá mais 10,8 quilômetros e 12 estações.

Para o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesp, Fernando Okimoto, a escolha pelo monotrilho deve levar em conta problemas a serem gerados com o elevado, como desvalorização de regiões e agressão à paisagem urbana. “Pode-se resolver o problema do transporte e provocar um outro, urbanístico.”

Fonte: JT





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