O mega show do U2, 360° Tour, chega ao Brasil nos dias 9, 10 e 13 deste mês, no estádio do Morumbi, em São Paulo. Os ingressos para os três dias estão esgotados.
A turnê que já fez sucesso na Europa passará ainda pela Austrália, Nova Zelândia e África do Sul antes de chegar à América do Sul. Quando aterrissar por aqui, a U2 360° terá sido vista por mais de 4,5 milhões de fãs.
O empresário da banda, Paul McGuinness, lembra da grandiosidade desse novo concerto.
– O U2 sempre atinge o seu melhor nível quando em contato e rodeado pelo seu público. E essa produção extraordinária torna isso possível em estádios. Foi importante para o grupo ter conseguido trazer toda a estrutura envolvida em 360° para o Brasil, para que os fãs pudessem vivenciar a mais recente das produções lendárias do U2.
Com um sistema cilíndrico de vídeo interligando painéis em LED e uma estrutura de aço de quase 50 m de altura sobre um palco com pontes rotativas, a banda criou uma verdadeira experiência para o público que for aos shows de 360°.
Para essa turnê, Willie Williams, há muitos anos diretor dos shows do grupo, trabalhou novamente com o arquiteto Mark Fisher (ZooTV, PopMart, Elevation e Vertigo). Juntos, eles criaram o design inovador em 360°, que proporciona uma visão geral e sem obstruções para o público presente.
O produtor Arthur Fogel dá mais detalhes sobre o espetáculo.
– Ter uma produção em estádio com visão em 360° é algo que a indústria de shows tem tentado fazer há tempos. Realizada desta forma, a U2 360° nos dá capacidade extra de público, o que significa um grande número, milhares na verdade, de ingressos vendidos a preços baixos em todas as apresentações. Com essa configuração única de palco, U2 360° tem um excelente campo de visão.
Números de 360º:
• 45,72 m de altura até a torre central
• O enorme telão em LED possui mais de 1 milhão de peças e 500 mil pixels
• Só para o transporte do telão são necessários 30 caminhões
• São 320 mil parafusos
• 30 mil cabos são necessários para criar a apresentação visual de cada concerto
• 5 dias para a montagem
• 120 caminhões para o transporte de toda a estrutura
• Toda a estrutura de 360º pesa 400 t e pode suportar até 200.
• O show da turnê no estádio Rose Bowl em Pasadena, na Califórnia, foi transmitido ao vivo pelo Youtube e foi considerado o vídeo mais assistido da história do canal
• A turnê do U2 ganhou o Billboard Touring Awards para a maior turnê que mais arrecadou em 2009 e novamente em 2010
• 54 t é o peso do telão circular que, se aberto, mede 1.300 m²
• O palco é chamado de The Claw – “A Garra”
• Foi inspirado no Aeroporto Internacional de Los Angeles, o LAX
• São quatro braços – cada um com seu sistema próprio de som
• Uma rampa circular conecta toda a estrutura a sistemas de pontes rotativas
• O palco não possui uma parte da frente ou de trás definidas – o público tem uma visão geral da banda, onde quer que esteja posicionado
Veja o provável repertório dos shows em SP:
1. The Return Of The Stingray Guitar (instrumental)
2. Beautiful Day
3. I Will Follow (outra sugestão: New Year’s Day)
4. Get on Your Boots
5. Magnificent
6. Mysterious Ways
7. Elevation
8. Until the End of the World
9. I Still Haven’t Found What I’m Looking For
10. North Star
11. Mercy (outra sugestão: Pride ou Bad)
12. In a Little While
13. Miss Sarajevo
14. City of Blinding Lights
15. Vertigo
16. I’ll go Crazy if i Don’t go Crazy Tonight
17. Sunday Bloody Sunday
18. MLK (outra sugestão: Scarlet)
19. Walk On
20. One
21. Where the Streets Have no Name
22. Hold me, Thrill me, Kiss me, Kill me (outra sugestão: Ultraviolet (Light my Way))
23. With or Without You
24. Moment of Surrender
U2 em São Paulo
Quando: 9, 10 e 13 de abril, a partir das 20h, com a abertura da banda Muse (abertura dos portões: 16h)
Onde: Estádio do Morumbi – praça Roberto Gomes Pedrosa, nº 1 – Morumbi
Quanto: ingressos esgotados
Informações: t4f.com.br
Fonte: R 7